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Queremos formar um cidadão crítico e consciente de suas responsabilidades individuais e sociais.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

À luz do sistema educativo de São João Bosco, queremos formar um cidadão crítico e consciente de suas responsabilidades individuais e sociais, ativo e participante na construção de uma sociedade justa e fraterna.

A prática pedagógica do Colégio Salesiano Dom Bosco de Brasília como ponto de partida os seguintes conceitos:

- A participação do educando como agente no processo ensino-aprendizagem;
- O papel mediador do educador na construção do conhecimento;
- A exigência contemporânea de uma educação que ultrapasse conteúdos pontuais para formar o educando para o exercício de cidadania responsável.

Neste sentido, a Escola busca adotar metodologias e estratégias que:

- desenvolvam a sensibilidade dos alunos;
- viabilizem a autonomia e a democracia no cotidiano escolar;
- promovam estudos, pesquisas e práticas de aprendizagens significativas;
- estimulem análises críticas de situações discriminatórias das desigualdades sociais;
- implementem intervenções transformadoras.
Nossa proposta pedagógica visa uma aprendizagem que privilegie o desenvolvimento de competências e habilidades, levando à autonomia intelectual e moral, à cooperação e ao pensamento crítico.
Neste espaço circulam diariamente cerca de 600 alunos que, a partir dos 3 anos, têm contato com diversas formas de saber e experimentar: linguagens e idiomas, ciências exatas e da natureza, tecnologia, cultura, cidadania, esportes e espiritualidade.

#Orgulho de ser Salesiano

Ensino Integral, Ensino Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Médio


Educação Infantil

Através de conceitos básicos e de material concreto busca-se o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático. Nessa fase, visa-se o desenvolvimento integral da criança nos aspectos biológicos, psicológicos, cognitivos. Enfatizamos a coordenação motora escrita, a alfabetização da criança através da construção da língua escrita, relacionando letras e sons, discriminando e visualizando as famílias silábicas. Visa-se o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e o domínio das quantidades numéricas. E, também, o desenvolvimento das capacidades envolvendo aquelas de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social.

Educação Integral

O Integral do Colégio Dom Bosco de Brasília tem como principal objetivo o enriquecimento da formação das crianças, estabelecendo um grande vínculo entre o cuidar e o educar. A criança permanece na escola em período integral de segunda a sexta-feira. Caso a família tenha interesse em utilizar o serviço em apenas alguns dias da semana, deverá fazer uma solicitação na secretaria para a posterior verificação de disponibilidade de vaga. A opção de horário integral vale para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental I.
Alimentação
É uma questão pela qual temos um zelo muito grande. Sabemos que a criança precisa ser bem acompanhada antes, durante e após cada refeição na escola. E para adequar o espaço e oferecer mais conforto aos alunos, fizemos reformas na Educação Infantil. As principais mudanças foram a construção de uma cozinha com despensa e a reestruturação da área do refeitório.
Quem administra a alimentação das crianças é uma nutricionista que elabora na preparação do cardápio. Refeições que serão oferecidas: lanche da manhã – almoço – lanche da tarde – lanche no fim da tarde.
Reforçamos que não será oferecido o jantar na escola, justamente para que a família tenha essa interação com a criança.
Reformas e melhorias no espaço
Além da cozinha e do refeitório, foram construídos também no espaço da Educação Infantil, para atender o Projeto Integral, dois vestiários para banho (masculino e feminino), uma sala de repouso e uma brinquedoteca.
Distribuição das atividades
Hora do Conto e da Leitura / Horta / Música / Psicomotricidade / Arte e Criatividade / Momento da Tarefa / Integração.
As matrículas podem ser feitas na secretaria. O Salê Integral segue o calendário das atividades escolares de 2017. Para qualquer necessidade, estamos à sua disposição.

Ensino Fundamental I

A primeira fase do Ensino Fundamental compreende as turmas de 1º ao 5º ano, um período em que o aluno começa a despertar seu interesse pelas múltiplas disciplinas. É também um tempo em que trabalhamos com nossos futuros jovens o sentido de integração entre eles e com os professores e demais educadores da escola.
Os Projetos Interdisciplinares e as demais atividades extra-classes estimulam a criatividade da criança e colaboram para que elas aprendam a trabalhar cooperativamente desde cedo. O estilo do Colégio Salesiano Dom Bosco de ser e de educar também se faz presente, e os alunos percebem ainda mais que aqui a educação se faz com o coração!
Através de conceitos básicos e de material concreto busca-se o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático. Nessa fase, visa-se o desenvolvimento integral da criança nos aspectos biológicos, psicológicos, cognitivos. Enfatizamos a coordenação motora escrita, a alfabetização da criança através da construção da língua escrita, relacionando letras e sons, discriminando e visualizando as famílias silábicas.
Visa-se o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e o domínio das quantidades numéricas. E, também, o desenvolvimento das capacidades envolvendo aquelas de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social.

Ensino Fundamental II

No segundo segmento do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, o aluno já tem um tratamento diferenciado, seja em relação ao conteúdo das disciplinas quanto à formação humana.

As responsabilidades aumentam e a escola se coloca ainda mais como parceira nos desafios do dia-a-dia.

De acordo com os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), os professores trabalham com os alunos a filosofia de Dom Bosco, o que garante um aprendizado eficaz e integral.

Além de tudo, no final do período os jovens são preparados para ingressar no Ensino Médio, carregando uma bagagem de experiências e de conhecimento que os ajudará nessa nova fase da vida escolar.

1) Fazer uma educação que fomente e desperte o espírito crítico do educando, a sua capacidade de argumentar, o seu espírito científico na busca de respostas aos seus questionamentos;

2) Promover integralmente o educando no nível do seu amadurecimento, respeitando o ritmo próprio de cada um e os distintos graus de desenvolvimento;

3) Formar educandos para a diversidade sociocultural, práticas solidárias e comprometidos com a preservação do meio ambiente;

4) Capacitar os educando na utilização da tecnologia para melhoria da qualidade de vida do ser humano e do meio ambiente;

5) Promover a inserção dos educandos no processo político e no desenvolvimento social.

Ensino Médio

O Colégio Salesiano Dom Bosco de Brasília, em sua proposta de educação, ajuda o aluno na busca da construção de si próprio como ser humano ético, responsável, participativo e crítico da sociedade, visando também a escolha da carreira e o conteúdo acadêmico dá ênfase à preparação para o Vestibular. O Sistema Educativo Salesiano incentiva o aluno do Ensino Médio a perseguir a escolha do projeto de vida e o desenvolvimento de habilidades e competências para assumi-lo. Não somente a competência e preparação de nossa equipe de educadores favorecem a formação do aluno do Ensino Médio, mas a relação que existe entre eles é fator decisivo para uma educação competente, formando o jovem não somente para o conhecimento, mas para o convívio e para o trabalho em conjunto, características essenciais para o sucesso no mundo de hoje.

1) A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos em áreas específicas conforme seu interesse vocacional;
2) A preparação básica para o perfil empreendedor e a cidadania do educando utilizando a pesquisa como forma de construção do processo contínuo de aprendizagem;
3) Aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo na sua formação o desenvolvimento da ética, da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
4) A interação e compreensão dos fundamentos e dos processos científicos e tecnológicos, relacionando a teoria com a prática, no ensino dos componentes curriculares.

A INSTITUIÇÃO espera alcançar estes objetivos integrando os valores cognitivos com os transcendentais no processo de construção de uma cidadania, cujo exercício reúna conhecimentos e informações responsáveis. Quer, assim, contribuir para a aprendizagem de competência de caráter geral, visando à formação de educandos mais aptos a assimilar mudanças, mais autônomas em suas escolhas, mais solidários, que acolha e respeite as diferenças.