HOME Quem Somos

Quem Somos

 O aluno Salê é sinônimo de uma formação humana e de um ensino com qualidade mundialmente reconhecida.

SOBRE NÓS

Brasília foi construída entre os paralelos 15 e 20. Seus construtores quiseram homenagear Dom Bosco com um marco: a Ermida Dom Bosco que está localizada em frente ao Palácio da Alvorada, do outro lado do Paranoá. Este pequeno monumento que foi projetado por Oscar Niemeyer e, a primeira construção em alvenaria de Brasília e concluído em 31 de dezembro de 1956. Por se tratar um importante marco na história do DF, todos os anos, no último domingo de agosto, acontece na Ermida a tradicional comemoração do Sonho-Visão de Dom Bosco, promovida pela Secretaria de Turismo de Brasília e Salesianos.
Os Salesianos foram os Pioneiros juntamente com os Candangos que construíram a capital brasileira, vieram construir as pilastras da fé cristã e da iluminação da educação. Em junho de 1957, Brasília estava em gestação. Havia só cerrado e esperança. Os Salesianos pioneiros começaram a cuidar da abertura do primeiro Colégio em Brasília. Em fevereiro de 1958, numa casa de madeira construída pela NOVACAP, na Velhacap, iniciaram as aulas preparatórias para o exame de admissão.
Em março do mesmo ano, iniciaram-se todas as séries do primário e ginásio. Os primeiros professores foram os três salesianos pioneiros e as seis Salesianas, sob a direção do P. Raimundo do Nascimento Teixeira. Em 1959, os Salesianos assumiram o compromisso de construir no Plano Piloto o prédio definitivo. A primeira pedra foi lançada em 24 de novembro de 1959. As obras foram iniciadas em fevereiro de 1960, em ritmo de Brasília. Em 30 de agosto do mesmo ano, data do 77º aniversário do Sonho-Visão de Dom Bosco, foi inaugurado, solenemente, o edifício definitivo do Colégio Dom Bosco. A inauguração contou com a presença do Presidente da República, Dr. Juscelino Kubitschek, do Prefeito Dr. Israel Pinheiro, do Arcebispo Dom José Newton e do 5º sucessor de Dom Bosco, P. Renato Ziggiotti.

Estudando em um dos nossos colégios, você ajuda a financiar mais de 1.900 obras sociais, que acolhem e dão formação gratuita para mais de 750 mil beneficiários. Estudar no nosso Colégio Salesiano Dom Bosco é contar com professores qualificados e bem avaliados pelos alunos e pais, ter a maior carga horário da região, revisional Salesiano ENEM, aulas extras e gratuitas para o PAS e ENEM, Bibliotecas informatizadas e com ambientes para estudo individual e em grupo, Salas de aulas com redes Wireless protegida, aprovações na UNB e universidades particulares, novo material alinhado com a Base Nacional Comum Curricular, atividades extraclasse (esportes, dança e coral infantil), novas áreas de convivência, sala de psicomotricidade, acompanhamento pastoral e evangelizador, Espaços pedagógicos para a educação infantil, cozinha experimental e ótima estrutura física.
Ademais, estudar em uma de nossas escolas é está ancorado pela Pedagogia de Dom Bosco, patriarca da Congregação Salesiana e influenciador da educação no mundo, para quem a formação deveria se pautar em duas coisas: doçura e comunhão. Para Dom Bosco, aliás, “sempre se conseguirá mais com um olhar de bondade, com uma palavra animadora que encha o coração de confiança, do que com muitas repreensões que só trazem inquietações e matam a espontaneidade”.

Seja muito bem-vindo a família Salesiana!

#Orgulho de ser Salesiano

Competência para educar e carisma para conquistar

Biblioteca, enfermaria, complexo de arte, banheiros para PNE, pátio coberto – 800 metros, pátio descoberto – 2.000 metros, ginásio e quadras de esporte, piscinas aquecidas, campo de futebol, parque infantil coberto, laboratório de biologia e química, laboratório de física e matemática, lanchonete e restaurante.


Missão e Objetivos Institucionais


Missão

Ser sinais e portadores do amor de Deus aos jovens, especialmente os mais pobres, por meio da evangelização, da educação e da assistência social, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e fraterna.

Visão

Ser referência na evangelização, na educação e na assistência social dos jovens, com uma gestão competente, vivendo o carisma salesiano.

Valores

Jesus Cristo; Sistema Preventivo e Direitos Humanos; Pastoral Juvenil Salesiana; Promoção da igualdade étnico-racial; Família; Formação continuada; Inovação; Ecologia integral; Governança colaborativa; Trabalho de equipe em rede.


Nosso fundador - Dom Bosco

João Bosco nasceu no Colle dos Becchi, no Piemonte, Itália, uma localidade junto de Castelnuovo de Asti (agora chama-se Castelnuovo Dom Bosco) a 16 de agosto de 1815. Era filho de humilde família de camponeses. Órfão de pai aos dois anos, viveu sua mocidade e fez os primeiros estudos no meio de inumeráveis trabalhos e dificuldades. Desde os mais tenros anos sentiu-se impelido para o apostolado entre os companheiros. Sua mãe, que era analfabeta, mas rica de sabedoria cristã, com a palavra e com o exemplo animava-o no seu desejo de crescer virtuoso aos olhos de Deus e dos homens.

Ordenado Sacerdote a 5 de junho de 1841, principiou logo a dar provas do seu zelo apostólico, sob a direção de São José Cafasso, seu confessor. No dia 8 de dezembro desse mesmo ano, iniciou o seu apostolado juvenil em Turim, catequizando um humilde rapaz de nome Bartolomeu Garelli. Começava assim a obra dos Oratórios Festivos, destinada, em tempos difíceis, a preservar da ignorância religiosa e da corrupção, especialmente os filhos do povo.

Em 1846 estabeleceu-se definitivamente em Valdocco, bairro de Turim, onde fundou o Oratório de São Francisco de Sales. Ao Oratório juntou uma escola profissional, depois um ginásio, um internato etc. Em 1855 deu o nome de Salesianos aos seus colaboradores. Em 1859 fundou com os seus jovens salesianos a Sociedade ou Congregação Salesiana.

Prodígio da Providência divina, a Obra de Dom Bosco é toda ela um poema de fé e caridade. Consumido pelo trabalho, fechou o ciclo de sua vida terrena aos 72 anos de idade, a 31 de janeiro de 1888, deixando a Congregação Religiosa Salesiana espalhada por diversos países da Europa e da América.

Salesianos no Brasil

A primeira obra dos Salesianos no Brasil aconteceu na cidade de Niterói, Rio de Janeiro. A ideia era que um grupo de religiosos, vindo direto da Itália, deveria colocar em prática os ensinamentos de Dom Bosco. Em 1883, o grupo começou a lecionar aulas para a população jovem e carente da região, com enfoque inicial no ensino primário e nas artes.

A Congregação Salesiana era um marco positivo na área de educação, e a comunidade da região aceitou a Congregação, justamente por ela se dedicar aos jovens carentes, filhos de escravos e jovens imigrantes italianos.

O país era governado pela monarquia que não via com bons olhos a Igreja, pois os religiosos estrangeiros eram vistos como aventureiros. Mesmo assim, os Salesianos do Brasil conquistaram seu espaço com a aprovação de Dom Pedro II e o apoio da princesa Isabel.

Foram criando escolas, paróquias, oratórios, obras assistenciais e sociais, escolas de nível infantil ao universitário, rádios comunitárias, editora, centros audiovisuais, além da obra missionária junto aos povos indígenas.
Os Salesianos no Brasil expandiram-se do Oiapoque ao Chuí e hoje são administrados em regiões, pelas inspetorias. Seis Inspetorias dos SDB - Salesianos de Dom Bosco e nove inspetorias das FMA - Filhas de Maria Auxiliadora.

Rede Salesiana Brasil Escolas

A RSB-Escolas foi iniciada em 2002 com a proposta de formar uma rede de educação fundamentada na concepção educativo-pastoral salesiana. Desde o seu início, a Rede foi constituída por escolas mantidas pela Congregação dos Salesianos de Dom Bosco, pelo Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (Irmãs Salesianas) e instituições parceiras, com os mesmos ideais educacionais.

Ao longo desses 15 anos de caminhada, a Rede Salesiana Brasil Escolas investiu no desenvolvimento de soluções educacionais inovadoras, na construção de um material didático impresso e digital próprio, no desenvolvimento de uma plataforma digital compatível com as necessidades educacionais de hoje, na formação continuada de gestores e educadores, dentre outras iniciativas.

Hoje, a RSB-Escolas é a maior rede católica de educação das Américas: congrega cerca de 5 mil educadores e 85 mil alunos, da educação infantil ao ensino médio, em mais de cem escolas. A integração em Rede garante uma qualidade única em todo o país, mas que é colocada em prática valorizando o que há de particular em cada região brasileira e na história dos colégios participantes.

ONDE ESTAMOS



Informações de Contato

TELEFONE

(61) 2195-2650


ENDEREÇO

SHIGS 702 BLOCO A - 70330-710


EMAIL

cdbb@salesiano.br